Artistas


Pablo Picasso (1881-1073) nasceu em Magála, Espanha. Estudou em Barcelona, mas trabalhou na França.
Suas obras são divididas em fases de acordo com a cor: a fase azul (predominando azul e elementos marginalizados socialmente), fase rosa (predomínio do vermelho e do rosa com conotação lírica).
Depois recebe influência de Cézzane e desenvolve o cubismo. E tem como uma das obras mais famosas “”LesDemoiselles d’Avignon”, que também tem influência da arte africana.
Na época da Guerra Civil Espanhola pinta “Guernica”, obra impressionista que mostra a violência que o povo sofria.
Em 1940, começa a pintar temas do início da sua carreira, dedica-se à escultura, gravação e cerâmica. Na década de 1960 se inspira nas obras de artistas famosos como Manet e Velazquez.
No fim de sua vida aborda temas marcados pelo erotismo.
Morre em Cannes, na França em aos 92 anos.

George Braque (1882-1963)
Começou na empresa de pintura do pai, e vive a adolescência em Le Havre. Em 1899 muda-se para Paris e anos depois faz sua primeira exposição no Salão dos Independentes.
Conhece Picasso em 1907, mas se separam por conta da Grande Guerra. Tendo machucado a cabeça se afasta e retorna dois anos depois, focado em natureza-morta e pinturas figurativas, mas sempre dentro da formulação cubista.

Paul Cézanne (1839-1906) nasceu em Aix-en-Provence, onde estudou desenho e é amigo do escritor Émile Zola. Quando vai estudar em Paris conhece vários artistas famosos como Manet, Pissarro, Monet, Renoir e Degas e participa de vários movimentos contra o academicismo.
Da pintura realista vai para o impressionismo, segue a técnica, mas revela um estilo próprio. Na década de 70 rompe com o movimento e passa a tentar  aliar o impressionismo ao raciocínio lógico para reconstruir a natureza. Dois anos depois da morte do pai (1886) volta a Aix. E, convencido de que as formas da natureza seguem modelos de cilindro, esfera e cone, desenvolve uma pintura própria: o cubismo. Então influência jovens artistas da época como Picasso e Matisse. Também antecipa o fauvismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário